Oktoberfest Munique, a maior e melhor festa da Cerveja do Mundo

Oktoberfest Munique

O Oktoberfest em Munique é o maior e melhor festival de cerveja do mundo, onde reuni milhões de pessoas a cada ano. A festa acontece durante os meses de setembro e outubro, fiquem ligados, em 2017 a abertura do primeiro barril de cerveja será num sábado dia 16/09 na tenda Schottenhamel e vai até 03 de outubro.

Quer saber sobre 2018? Então toma ai! Começa 22/09 à 7/10.

O evento surgiu em 1810, em homenagem ao casamento do príncipe herdeiro Luís, futuro rei Luís I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen, mas o sucesso da festa foi tanto que ela continua fazendo a alegria de muita gente até hoje (ainda bem).

Oktoberfest

Onde acontece 

O Oktoberfest acontece no campo de Theresienwiese, é lá onde são montadas várias tendas que servem sete diferentes tipos de cervejas (Augustiner, Hacker, Spaten, Paulaner, Hofbrau, Pschorr e Lowenbrau). Não podemos esquecer também, do enorme parque de diversões e das inúmeras barracas de comida com salsichas e pretzels, uma delícia!

Não paga para entrar, somente o que for consumir

Como chegar 

Existem algumas linhas de metrô, ônibus e bondinho até o campo Theresienwiese ou Schwanthalerhohe. entretanto, o mais comum é o metrô U4 e U5.  Se deseja ver as outras opções clique aqui.

Oktoberfest

Tendas de cervejas:

Hippodrom – Tenda pequena, um pouco mais elitizada

Armbrustschutzen Festhalle

Hofbrau Festzelt – Galera mais jovem e animada, encontrará muitos brasileiros por lá

Hackerbrau Festzelt –  O céu da Bavária, enorme e com uma das decorações mais bonitas da festa

Schottenhamel Festhalle – A mais antiga tenda do Oktoberfest

Winzerer Fähnd’l

Schutzen Festhalle – Na minha humilde opinião, vendem a melhor cerveja

Kater’s Wiesnschanke

Weinzelt

Lowenbrau Festthalle – Mesma cerveja da Shutzen Festhalle

Braurosl

Augustiner Festhalle – Umas das cervejas mais famosas da Alemanha

Ochsenbraterei

Fischer Vroni

Marstall – Mais nova tenda do Oktoberfest

Cerveja

Primeira vez no Oktoberfest

Oktoberfest

Terceira vez!

Horários

Durante os dias de semana, o festival tem início às 10 da manhã e vai até às 23:30. Nos fins de semana, entre 9 à meia noite.

Se quiser garantir um lugarzinho e beber sentado, chegue cedo e evite os finais de semana!

Preços

A caneca de um litro costuma ser por volta 10 euros e alguns centavos (43 reais). Lembre-se, sempre deixe uma gorjeta!

Confira os valores de 2016 nesse link! 

Sentados sem a necessidade de reserva

Sentados sem a necessidade de reserva

Como reservar seu lugar

A reserva pode ser feita através do site oficial das tendas, só clicar em um dos links acima. Fazendo isso, você irá garantir a sua entrada e seu lugar durante algumas horas (já pré-estabelecida na hora da compra), entretanto, quando finalizar, poderá continuar bebendo, mas em pé. Sinceramente? Não vale a pena fazer uma reserva se for em duas ou três pessoas, no entanto, se estiver em um grupo muito grande (mais de 6) talvez compense, pois, será muito mais difícil achar uma mesa para sentar todos juntos.

Algumas tendas exigem um número mínimo de pessoas para reservas

Estive no Oktoberfest três vezes e todas foram sem reserva! Eu entrei, bebi e dancei tranquilamente. Durante os dias de semana, preferivelmente de segunda a quinta (meus dias preferidos), o acesso e o atendimento são bem mais rápidos e fácies, nada daquela lotação/loucura dos finais de semana e sexta-feira.

Só pode ir na sexta, sábado ou domingo? Segue meu conselho aqui: chegue cedo!

caneca

Onde ficar

Durante o Oktoberfest, as acomodações triplicam de preço e tudo mais barato acaba muito rápido. Por isso, a necessidade de reservar tudo com MUITA antecedência. Para economizar alguns euros, dê uma olhada em uma dessas três opções:

The Tend

The Tend

Camping The Tend, possuem uma boa estrutura, muitos banheiros, grande área de lazer, café da manhã pago à parte e fogueira toda a noite para a galera se interagir. Os valores variam de acordo com o tipo de dormitório:

Levando sua própria barraca a partir de 7 euros;

Um colchão na grande tenda com aquecedor: 15 euros, e uma cama no mesmo espaço 25. Eu particularmente, prefiro essa última.

Falo mais sobre o The Tend aqui!

Outra boa alternativa é o couchsurfing, entretanto, é um pouco mais difícil de encontrar vagas (principalmente gratuitas), já que muita gente recebe os amigos ou alugam quartos durante os dias do evento.

Por último, Airbnb, normalmente seus preços são menores em comparação a hotéis e albergues. As vagas também costumam acabar rápido.

Pao de mel do Oktoberfest

Dicas úteis

  • Dentro do evento tudo é muito mais caro, então, esse negócio de lembrancinhas pode pesar no seu bolso;
  • Fuja dos fins de semana, são dias extremamente lotados e  dificilmente você entrará em alguma tenda se chegar após o meio dia
  • Se mora ou vai viajar para Munique de alguma outra cidade da Alemanha ou arredores, entre no site da companhia ferroviária alemã, compre seu ticket com 90 dias de antecedência e ele sairá a partir de 29 euros.
  • Não leve mochilas ou bolsas grandes, sua entrada não será permitida.
  • Não tenha medo de sentar e conversar com os alemães, austríacos, italianos, ou qualquer outra nacionalidade que encontrar por lá, o clima da festa é sensacional, junte-se, aproveite e faça amigos de todas as partes do mundo!

Ein Prosit!

 

 

Jaqueline
  • Daniele Oliveira

    Pelo que li não é cobrado entrada nas tendas, qual o melhor horário para chegar na festa e não correr o risco de não entrar?

    • Jaque Hespanha

      Oi Dani!
      Se vc for durante a semana segunda a quinta (não inclua sexta), é mais tranquilo, vai ta cheio, mas não lotado e entrará nas tendas facilmente. Agora, nos fins de semana “o bicho pega”, para entrar tem que ir cedo, logo qd começa a festa às 9 da manhã!
      Do lado de fora dos barracões existem várias mesas, sente e beba por lá é muito legal e tem o mesmo clima.
      Dentro ou fora, a festa é ótima! 🙂

  • Tobias Subtil

    Olá, pelo que estou entendendo para reservar é só quando tem cerca de 10 pessoas, se for sozinho ou em casal, é fácil entrar nos dias de semana (seg a quinta)… certo?? Ou pra duas pessoas tem que reservar também?
    E pretendo ir 2 dias, quais são as duas melhores tendas (com mais jovens) para ir?


Comentários Facebook